quarta-feira, 21 de março de 2012

Mensagem do Dia Nacional do Teatro de Amadores 2012


O Teatro vive um momento delicado, especialmente o que é feito nas Associações espalhadas pelo nosso País. A conjuntura económica que se vive determina, em muitos casos, senão em todos, a diminuição drástica dos apoios prestados pelos parceiros institucionais locais, tanto a nível financeiro, como a outros níveis, quiçá até mais importantes que o financeiro.

Esta é a altura ideal para que as Associações se unam e partilhem sinergias apoiando-se entre si, promovendo com mais eficácia a formação dos seus elementos, a produção de trabalhos e a dinamização da oferta cultural que podem proporcionar às populações.

A Federação Portuguesa de Teatro apela a todos os Grupos de Teatro de Amadores que adiram à sua causa para podermos ser cada vez mais e ter a força necessária para, junto dos poderes centrais, reivindicar o estatuto que é o nosso: o de agentes culturais descentralizados e descentralizadores e divulgadores de cultura.
Neste sentido, consideramos importante a petição para a institucionalização do dia 21 de Março como o Dia Nacional do Teatro de Amadores, pelo que está a decorrer uma campanha de angariação de assinaturas para este fim a qual, esperamos que venha a dar os seus frutos até ao final do corrente ano.

Uma FPTA forte pode incrementar e sustentar cada vez mais acções de formação dinamizando e qualificando os produtos dos seus associados e garantindo que todas as populações possam ter acesso facilitado a esta forma de cultura.

Não é, nem nunca será, de menos o enfoque que podemos dar à cultura como motor de desenvolvimento de um povo. Muito menos num contexto adverso que, por vezes, potencia o conformismo e a passividade.
Só nós, Amadores, temos a força e a capacidade para mudar e contrariar esta situação!

A Federação Portuguesa de Teatro

Sem comentários: