quarta-feira, 28 de março de 2012

Mensagem do Dia Mundial do Teatro 2012

Por John Malkovich

O ITI – International Theatre Institute UNESCO, honrou-me ao convidar-me para redigir a mensagem comemorativa do 50º aniversário do Dia Mundial do Teatro. Vou dirigir estas breves palavras aos meus companheiros do teatro, colegas e amigos.

Que o vosso trabalho seja convincente e genuíno. Que seja profundo, tocante, comunicativo e incomparável. Que nos ajude a refletir sobre a questão do que significa ser humano e que essa reflexão seja conduzida pelo coração, pela sinceridade e pela bondade. Que superem a adversidade, a censura e a escassez algo que, na verdade, muitos de vocês são forçados a confrontar. Que sejam abençoados com talento e rigor necessários para ensinarem, em toda a sua complexidade, as causas pelas quais deve bater o coração Humano, tendo em conta a humildade e a curiosidade para fazer dessa tarefa a obra da vossa vida. E que seja o vosso melhorporque o melhor que derem, mesmo assim, acontecerá nos momentos únicos e efémeros – Em consonância com a pergunta mais elementar de todas:

“Porque vivemos?”

Boa sorte

Tradução -
Rafael Amaral Vergamota
Presidente
[Federação Portuguesa de Teatro]


DIVULGAÇÃO DE MENSAGEM

O Dia Mundial do Teatro é comemorado, anualmente, a 27 de Março e uma das mais importantes manifestações, nesse dia, é a divulgação da sua mensagem, escrita por uma personalidade de dimensão internacional, convidada pelo ITI - Internacional Theatre Institute, com sede na suíça, partilha as suas reflexões sobre o teatro e os temas da actualidade entre os povos.

A primeira mensagem foi escrita por Jean Cocteau [França], em 1962, tendo o Dia Mundial do Teatro sido criado em 1961, em Viena – Áustria, durante o 9º. Congresso do Instituto Internacional de Teatro, organização não governamental, fundada em Praga em 1948, pela UNESCO e pela Comunidade Internacional do Teatro, quando da inauguração do Teatro das Nações, em Paris, coincidente com o aniversário de Atenas - Grécia [considerada por muitos, o berço do teatro ocidental], que também é comemorado nesta data.

Esta mensagem é traduzida em mais de vinte línguas e divulgada perante milhares de espectadores, nos teatros do mundo inteiro, antes do espectáculo da noite do dia 27 de Março.

A mensagem deste ano foi escrita pelo actor Sir John Malkovich e a tradução da mesma, que se anexa, é da responsabilidade da Federação Portuguesa de Teatro.
 

Sem comentários: